2020

Revista TORRE do TOMBO – ARTIGO

2020-07_TBed010-0002_CL

CUIDADO NO USO DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA DESCONTAMINAÇÃO DE AMBIENTES

Christiane Lacerda

Enga. Química| christiane@ghsbrasil.com

RESUMO: Com o objetivo de elucidar a sociedade sobre os corretos procedimentos s serem adotados para se precaver da contração do Covid-19, assim como alertar aos quesitos de segurança do uso indiscriminado de pulverizadores de produtos diretamente sobre a pele humana.

PALAVRAS-CHAVE: Coronavírus, pandemia, cuidados, produtos de limpeza

2017

Revista TORRE do TOMBO – ARTIGO

2017-11_TBed002-0001_JNBeLCB

INSPEÇÃO EM PAINÉIS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS

ATRAVÉS DA TERMOGRAFICA INFRAVERMELHA

LUCAS COSTA BRITO

Eng. Mecânico | Mestrando – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) | brito.lcb@gmail.com

JORGE NEI BRITO

Eng. Mecânico | Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) | brito@ufsj.edu.br

RESUMO: A Análise Termográfica tem como objetivo detectar, analisar e diagnosticar o sobreaquecimento através da radiação infravermelha emitida pelos corpos, com formação de imagens térmicas denominadas termogramas. A Análise Termográfica auxilia na prevenção de falhas e interrupções dos processos produtivos. Melhora a programação, minimiza a mão-de-obra e os recursos envolvidos, permitindo a identificação de sobreaquecimento nas instalações em pleno funcionamento. Neste trabalho serão apresentados casos de sucessos de Inspeções Termográficas em painéis elétricos. Também será apresentado a classificação das temperaturas, a identificação das falhas e as ações recomendáveis para correção das irregularidades. Os resultados mostraram a eficiência e a viabilidade da Inspeção Termográfica. Essa ferramenta é indispensável num programa de Manutenção Preditiva, pois além de evitar falhas prematuras e paradas indesejáveis da produção aumenta a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos assistidos.

PALAVRAS-CHAVE: Inspeção Termográfica, Manutenção Preditiva, Painéis Elétricos.

Revista TORRE do TOMBO – ARTIGO

2017-11_TBed002-0002_VT

AS CORES DA MATEMÁTICA

FRACTAIS

Velocino Tonietto

Eng. Mecânico | fractonietto@yahoo.com.br

RESUMO: Uma definição: “é um objeto matemático que tem estrutura detalhada, não importando quão de perto seja olhado, ou quanto seja ampliado”. Simples não??? Mas são belas e fascinantes imagens, de infinita estrutura e complexidade. É dentro da teoria do CAOS, matemático lógico. Se lançares uma bola de football antes das quedas do Iguaçu serás capaz de determinar o local que a mesma estará a 100 metros depois da queda da água? Por quantas vezes repetires a experiência, terás a bola em local diferente por tantas vezes que o fizeres. É um processo caótico. Iniciou o matemático Mandelbrot, com o famoso fractal de Mandelbrot, fruto da equação Z(n+1) = (Zn)2 + C. Em meu trabalha “AS CORES DA MATEMÁTICA”, apresentando imagens fractais e as respectivas equações, foi usado o sofware “ fractint”, disponível na internet. A codificação foi elaborada em C+ por Bert Tyler para uso em seu pentium 88. Matemático que ficou alguns anos trabalhando com os agricultores do Egito. Afirma que nunca fez coisa séria na vida. No entanto foi chamado para codificar o sofware de navegação da nave Columbia. E o fez!!!!! Basicamente o fractint usa 32 parâmetros fixos e permanentes, sendo selecionados de acordo com o tipo de imagem que se deseja. Notar bem que não sabemos de antemão a imagem que será gerada. Considerando os parâmetros numéricos, são centenas, milhares, e um arquivo com a paleta de cores codificada em RGB. Em meus fractais adoto paleta de 256 cores codificadas em RGB.

PALAVRAS-CHAVE: Fractal, Teoria do Caos, Proporção, Séries de Potência.